Programa Escola Ativa – MEC
Secretaria Municipal de Educação de Turmalina
Planejamento Anual 1º Ano Ensino Fundamental I – 2011
Ciências
Unidade I
Eixo: Conhecer os animais
Capacidades:
1- Identificar e descrever animais grandes, médios e pequenos
2- Conhecer formas de cuidar desses animais
3- Saber diferenciar animais domésticos de selvagens
4- Saber proteger os animais
Unidade II
Eixo: Conhecer as plantas
Capacidades:
1- Identificar as plantas grandes, médias e pequenas
2- Identificar as árvores e sua utilidade
3- Saber a importância das plantas para o ser humano
4- Saber como cuidar das plantas
História
Unidade I
Eixo: Conhecer a história de vida das crianças
Capacidades:
1- Conhecer a sua história
2- Conhecer a história do nome
3- Construir o desenho de sua história
4- Conhecer o seu dia a dia
Unidade II
Eixo: Conhecer o cotidiano das crianças na família
Capacidades:
1- Identificar pessoas de sua família
2- Conhecer outras famílias
3- Saber montar a árvore genealógica
4- Conhecer os cuidados da saúde da criança
5- Conhecer os direitos e deveres da criança na família
Unidade III
Eixo: Conhecer brinquedos e brincadeiras
Capacidades:
1- Conhecer brinquedos e brincadeiras em diferentes tempos e culturas
2- Conhecer jogos esportivos
3- Saber do seu direito de brincar e se divertir
Geografia
Unidade I
Eixo: Conhecer o dia a dia da família
Capacidades:
1- Conhecer a relação da criança com sua família
2- Conhecer os hábitos e costumes familiares
3- Saber a importância da moradia para a família
4- Conhecer o cotidiano das famílias
5- Saber representar as moradias
Unidade II
Eixo: Conhecer o dia a dia na escola
Capacidades:
1- Conhecer o caminho da escola
2- Conhecer o colega da escola
3- Saber a organização da sala de aula
4- Representar através de maquete a sala de aula
Unidade III
Eixo: Conhecer a escola na comunidade
1- Conhecer a escola
2- Conhecer o trabalho na escola
3- Conhecer o trabalho do aluno na escola
4- Saber construir a maquete da escola
Programa Escola Ativa – MEC
Secretaria Municipal de Educação de Turmalina
Planejamento Anual 2º Ano Ensino Fundamental I – 2011
Ciências
Unidade I e II
Eixo: Conhecer os órgãos dos sentidos
Capacidades:
1- Discriminar quais são os órgãos dos sentidos
2- Conhecer cada órgão do sentido e sua importância
3- Conhecer a serventia de cada órgão dos sentidos
Unidade III
Eixo: Conhecer o meio ambiente
Capacidades:
1- Saber o que é meio ambiente
2- Identificar seres vivos e não vivos, coisas naturais e artificiais
3- Saber a importância das plantas
4- Conhecer o reino animal, vegetal e mineral
5- Conhecer a interação entre os seres da natureza
Unidade IV
Eixo: Relacionar a importância do tempo e da vida
Capacidades:
1- Identificar as atividades das pessoas nas diferentes mudanças do tempo
2- Saber onde o sol nasce e onde se põe
3- Saber construir um calendário meteorológico
4- Conhecer a formação do dia e da noite
5- Identificar os pontos cardeais (leste, oeste)
História
Unidade I
Eixo: Conhecer a família
Capacidades:
1- Conhecer o cotidiano das crianças na família
2- Conhecer as diferentes formas de família
3- Conhecer os direitos e deveres das crianças
4- Compreender a relação de tempo no dia a dia da criança
Unidade II
Eixo: Conhecer o cotidiano das crianças na escola
Capacidades:
1- Conhecer os dias da semana
2- Conhecer os direitos e deveres das crianças na escola
3- Conhecer a história dos objetos escolares
Unidade III
Eixo: Conhecer as estruturas e contextos das moradias
Capacidades:
1- Conhecer a história das moradias
2- Saber a importância das casas para as pessoas
3- Conhecer diferentes tipos de moradia
4- Saber a importância do trabalho cooperativo
5- Conhecer a história dos objetos da casa
Geografia
Unidade I
Eixo: Conhecer o dia a dia da família
Capacidades:
1- Conhecer a relação da criança com sua família
2- Conhecer os hábitos e costumes familiares
3- Saber a importância da moradia para a família
4- Conhecer o cotidiano das famílias
5- Saber representar as moradias
Unidade II
Eixo: Conhecer o dia a dia na escola
Capacidades:
1- Conhecer o caminho da escola
2- Conhecer o colega da escola
3- Saber a organização da sala de aula
4- Representar através de maquete a sala de aula
Unidade III
Eixo: Conhecer a escola na comunidade
1- Conhecer a escola
2- Conhecer o trabalho na escola
3- Conhecer o trabalho do aluno na escola
4- Saber construir a maquete da escola
Programa Escola Ativa – MEC
Secretaria Municipal de Educação de Turmalina
Planejamento Anual 3º Ano Ensino Fundamental I – 2011
Ciências
Unidade I
Eixo: Conhecer meios de preservar a saúde
Capacidades:
1- Discriminar o que é saúde globalmente
2- Conhecer meios e modos de cuidar da saúde
3- Conhecer vermes e parasitas e como evitá-los
4- Conhecer vermes e micróbios mais comuns
5- Identificar os problemas com a saúde social
6- Saber da importância da vacinação
7- Conhecer sobre a Dengue
8- Conhecer sobre os programas de intervenção da saúde familiar e demais ações
Unidade II
Eixo: Conhecer formas de alimentação saudável
Capacidades:
1- Discriminar a relação entre alimentação e saúde
2- Saber a origem dos alimentos
3- Conhecer alimentos de origem vegetal e sua importância
4- Saber a importância dos alimentos e o valor nutritivo
5- Distinguir as etapas adequadas de plantio
6- Saber se alimentar em todas as épocas do ano
Unidade III
Eixo: Conhecer a importância dos cuidados com a saúde e higiene
Capacidades:
1- Conhecer princípios de higiene e saúde
2- Conhecer cuidados com a alimentação e higiene
História
Unidade I
Eixo: Conhecer a história das escolas
Capacidades:
1- Saber discriminar o calendário e os tempos escolares
2- Diferenciar os propósitos da escola na vida e da vida na escola
3- Conhecer as histórias das escolas
4- Saber caracterizar a própria escola
5- Conhecer os direitos de aprendizagem da criança
Unidade II
Eixo: Discutir sobre os modos de vida no campo
Capacidades:
1- Conhecer a história do Campo no Brasil
2- Saber sobre a história dos alimentos
3- Saber sobre a cultura do campo
Unidade III
Eixo: Histórias do trabalho no campo
Capacidades:
1- Introduzir noções de trabalho
2- Conhecer a história dos caçadores e coletores do campo
3- Conhecer formas de trabalho dos agricultores
4- Saber a história dos criadores de animais
5- Conhecer as formas de trabalho dos extrativistas
6- Conhecer as formas de trabalho dos artesãos
Geografia
Unidade I
Eixo: Saber as diferenças compostas no cotidiano escolar
Capacidades:
1- Saber caracterizar sua escola
2- Conhecer tipos de escolas
3- Conhecer os cantinhos de aprendizagem
4- Saber relacionar a escola e a comunidade
5- Conhecer sobre o colegiado estudantil
Unidade II
Eixo: Conhecer a escola sua vizinhança
1- Conhecer a trajetória do caminho da casa para a escola
2- Descobrir os vizinhos da escola
3- Conhecer os arredores da escola
4- Representar a escola e sua vizinhança
Unidade III
Eixo: Conhecer os modos de vida na comunidade
1- Conhecer as comunidades brasileiras
2- Discriminar as relações sociais do trabalho
3- Identificar as relações da sociedade com a natureza
Unidade IV
Eixo: Conhecer o sítio como moradia
1- Conhecer a organização do espaço
2- Saber cuidar do meio ambiente
3- Conhecer diferentes lugares e paisagens
4- Saber representar as localidades
Programa Escola Ativa – MEC
Secretaria Municipal de Educação de Turmalina
Planejamento Anual 4º Ano Ensino Fundamental I – 2011
Ciências
Unidade I
Eixo: Conhecer os desafios de proteger a terra
Capacidades:
1- Discriminar as condições de preservação da terra
2- Conhecer o meio ambiente
3- Conhecer as estratégias de melhoria do meio ambiente
Unidade II
Eixo: Conhecer formas de equilíbrio ambiental
Capacidades:
1- Discriminar a interação na terra
2- Saber como acontece a produção de alimentos
3- Conhecer as plantas essenciais à vida
4- Saber a importância de preservação do meio ambiente
Unidade III
Eixo: Conhecer a importância da água em nossa vida
Capacidades:
1- Conhecer a importância da água
2- Conhecer o planeta Terra/água
3- Saber sobre a circulação da água na natureza
4- Saber formas de proteção e preservação
Unidade IV
Eixo: Saber princípios de reutilizar o lixo
Capacidades
1-Saber os motivos de produzirmos tanto lixo
2-Conhecer os perigos do lixo
3-Conhecer formas de reduzir o lixo
4-Interagir com as três formas de preservação do ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar
História
Unidade I
Eixo: Conhecer a história da gente do campo
Capacidades:
1- Discriminar os tempos de vida e de história
2- Saber documentar as histórias
3- Conhecer as histórias da gente do campo
4- Saber caracterizar a trajetória do campo
Unidade II
Eixo: Discutir sobre a história do meu município
Capacidades:
1- Conhecer a história do município
2- Saber sobre a história da nossa cidade
3- Saber a origem das famílias do município
Unidade III
Eixo: Histórias das cidades
Capacidades:
1- Introduzir noções de povoados, vilas e cidades no Brasil
2- Saber sobre a vida nas cidades
3- Conhecer formas de comércio na cidade
4- Discutir sobre a vida em comunidade tanto nas cidades como no campo
5- Conhecer as diferentes formas de vida na cidade
Geografia
Unidade I
Eixo: Saber onde você mora
Capacidades:
1- Saber se você mora no Brasil
2- Conhecer seu município no Estado
3- Identificar as paisagens em seu município
4- Saber relacionar a população na paisagem
Unidade II
Eixo: Conhecer os modos de viver no campo e na cidade
1- Conhecer a vida longe da cidade
2- Descobrir os frutos da terra e do trabalho
3- Conhecer os tipos de trabalho
4- Relacionar o trabalho com a vida cotidiana
5- Saber conhecer a vida na cidade
Unidade III
Eixo: Conhecer as relações entre o campo e a cidade
1- Diferenciar as paisagens no campo e na cidade
2- Aprender as diferentes formas de comunicação
3- Identificar a interligação entre os municípios
4- Saber representar o município em mapas.
Programa Escola Ativa – MEC
Secretaria Municipal de Educação de Turmalina
Planejamento Anual 5º Ano Ensino Fundamental I – 2011
Ciências
Unidade I
Eixo: Conhecer o corpo humano e seus movimentos
Capacidades:
1- Discriminar o que é corpo humano
2- Conhecer as partes do corpo e sua importância
3- Conhecer tronco e membros
4- Conhecer a serventia de pele e músculos
5- Identificar os ossos do corpo humano
Unidade II
Eixo: Conhecer formas de alimentação saudável
Capacidades:
1- Saber a importância de uma alimentação de qualidade
2- Conhecer a importância de uma alimentação balanceada
3- Saber a importância dos alimentos e suas vitaminas
4- Distinguir as necessidades de alimentos para cada individuo
Unidade III
Eixo: Relacionar a importância da digestão, respiração e circulação
Capacidades:
1- Saber o acontece com alimento que se come
2- Conhecer a relação do alimento com a respiração
3- Conhecer os processos da circulação do sangue
4- Relacionar circulação, respiração e digestão
Unidade IV
Eixo: Conhecer sobre os princípios da reprodução da vida
Capacidades:
1-Saber a semelhança entre pais e filhos
2-Saber como a vida é gerada
3-Conhecer as formas de crescimento e desenvolvimento
4-Saber dos cuidados durante as relações sexuais
5-Saber como se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis
6-Conhecer os princípios de prevenção à gravidez precoce
História
Unidade I
Eixo: Conhecer a história da ocupação do território brasileiro
Capacidades:
1- Saber sobre o processo de povoamento das Américas
2- Diferenciar os índios brasileiros e suas terras
3- Conhecer a história da colonização portuguesa
4- Saber caracterizar a produção de riqueza no Brasil pelas mãos africanas
5- Conhecer a história de posse da nossa terra
Unidade II
Eixo: Discutir sobre os movimentos migratórios
Capacidades:
1- Conhecer a história dos imigrantes
2- Saber sobre a história dos colonizadores
3- Saber sobre a cultura dos brasileiros e seus movimentos
Unidade III
Eixo: Histórias das capitais do Brasil
Capacidades:
1- Introduzir noções sobre a história de Salvador
2- Conhecer a história do Rio de Janeiro
3- Conhecer a historia do Rio de Janeiro como capital da República
4- Saber a história da Capital do Brasil
Unidade IV
Eixo: Conhecer os pressupostos da cidadania e suas conquistas
1- Conhecer como se governa uma conquista
2- Saber o que é cidadania
3- Conhecer as lutas da gente do campo
4- Saber sobre cidadania planetária
Geografia
Unidade I
Eixo: Saber sobre a terra brasileira
Capacidades:
1- Saber caracterizar a construção do território brasileiro
2- Conhecer tipos de paisagens brasileiras
3- Conhecer as riquezas da terra
4- Reconhecer o Brasil como um país tropical
5- Conhecer a vida na cidade
Unidade II
Eixo: Conhecer as grandes regiões brasileiras
1- Identificar as diferenças das grandes regiões brasileiras
2- Conhecer a região norte
3- Conhecer a região nordeste
4- Conhecer a região centro-oeste
5- Conhecer a região sul
6- Conhecer a região sudeste
Unidade III
Eixo: Conhecer o Brasil no mundo
1- Conhecer a construção do território brasileiro
2- Discriminar as relações de comunicação e interação
3- Identificar as formas de transporte
4- Saber ler informações no globo e nos mapas
Parabens pelo Planejamento está um excelente trabalho!!!
ResponderExcluirGostaria de receber ou conhecer o planejamento de Portugûes e Matemática.
Como faço?
Grata pela atenção: Profª Sônia Regina
e mail: anjinhoeflorzinha@msn.com