SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO / TURMALINA-MG/2011
ESCOLA MUNICIPAL: ____________________________________________________
NOME: _________________________________________________________________
PROFESSOR (A): _________________________________________________________
TURMA: ________________________________________________________________
LEGENDA:
 1º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL I
 LINGUA PORTUGUESA
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 
 1º BIM 2º 
BIM 3º BIM 4º BIM
1. LÍNGUA ORAL: USOS E FORMAS    
1.1. Ênfase nas interações cotidianas em sala de aula.
- Ouvir com atenção e compreensão fatos reais relacionados à vida cotidiana dos colegas.    
-Ouvir histórias lidas pelo professor.    
-Ouvir e responder oralmente às questões propostas pelo professor.    
- Seguir ordens e instruções orais.    
- Saber ouvir e considerar a resposta dos outros, respeitando a diversidade das formas de expressão.    
- Desenvolver atitude crítica diante de textos orais.    
 1.2. Ênfase no falar.
- Utilizar a linguagem falada em diferentes situações.    
- Expor idéias com clareza e seqüência lógica.    
- Narrar histórias lidas com maior aproximação ou fidelidade ao texto original.    
- Organizar idéias antes de expressá-la.    
- Usar a fala com ritmo e entonação adequados.    
- Descrever personagens, cenários e objetos.    
2. LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS.    
 2.1. Apropriação do sistema de escrita.
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da língua portuguesa.    
- Escrever segundo o princípio alfabético.    
- Revisar e reelaborar a própria escrita.    
- Exercitar a escrita voltada para o domínio do princípio alfabético (alinhamento, direção, espaços em branco, pontuação no final da frase).    
 2.2. Conhecer o alfabeto.
- Compreender a categorização gráfica e funcional das letras.    
- Identificar a diferenciação entre letras, números e símbolos.    
- Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de forma e cursiva).    
 2.3. Estabelecer as relações entre grafemas e fonemas.    
2.4. Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
- Desenvolver capacidades específicas para escrever.    
-Conhecer os usos da escrita na cultura escolar (variados portadores de textos escritos).    
- Desenvolver as capacidades específicas para escrever (coordenação motora).    
3. PRÁTICA DE LEITURA.    
3.1. Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
- Escolher, manusear livros, jornais, revistas livremente e orientados pelo professor.    
- Trabalhar atividades voltadas para o domínio do sistema de escrita, decodificando palavras e textos escritos.    
- Reconhecer as palavras de forma global.    
3.2. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
- Levantar hipóteses relativas ao conteúdo do texto de acordo com o portador de texto apresentado.    
- Ler oralmente com fluência e expressividade.    
- Avaliar afetivamente o texto, fazer extrapolação.    
4. PRODUÇÃO DE TEXTO.    
4.1. Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros.
- Ler em voz alta histórias, notícias, propagandas, avisos, etc.    
- Fazer uso em sala de aula de diversos portadores de textos.    
- Exercitar a escrita voltada para o domínio do princípio alfabético.    
- Exercitar a apreensão do alfabeto (identificação das letras e conhecimento da ordem alfabética).    
- Analisar o valor e a posição das letras nas palavras, com vistas à compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita.     
- Identificar os diferentes tipos de letras e “treinar” a letra cursiva.     
MATEMÁTICA
BLOCO TEMÁTICO/ CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1- SISTEMA DE NUMERAÇÃO / NÚMEROS
Escrita numérica convencional até 99 Até  Até Até Até
- Aquisição do conceito de número com noção de quantidade.    
- Traçado dos numerais com utilização de movimentos corretos.    
- Classificação, seriação, ordenação, seqüenciação seguindo critérios com atividades corporais, material concreto e representação escrita.    
- Identificação da posição do número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.    
- Identificação dos números nos diferentes contextos em que se encontram (páginas de livros, números de casas, sapatos, carteira de identidades, etc.).    
- Resolução de situações-problema que envolva idéias de juntar, acrescentar e diminuir.    
02- ESPAÇO E FORMA
- Localização da posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente nos jogos e brincadeiras.    
- Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos identificando pontos de referências para situar-se e deslocar-se no espaço.    
- Exploração de propriedades geométricas de objetos para reconhecimento de semelhanças e diferenças, observando formas, contornos, lados retos ou curvas, etc. (Manuseio de material concreto).    
03- GRANDEZAS E MEDIDAS    
Introdução às noções de medidas pela utilização de instrumentos padronizados e não convencionais relacionados ao trabalho com conceitos básicos.    
- Tempo – uso do calendário (dia, semana, mês, ano).
- Noções básicas – ontem, hoje, agora, antes, depois, noite, dia, etc.    
- Comprimento – comparação de distância e tamanhos.
- Noções básicas – perto/longe, pequeno/grande, comprido/curto.    
- Massa – comparação de pesos.
- Noções básicas – leve/pesado mesmo peso.    
- Temperatura – quente/frio gelado/morno.    
Volume – cheio/vazio.    
- Experiências com sistema monetário com situação de interesse da criança (conhecimentos prévios).    
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
BLOCO TEMÁTICO/CONTEÚDOS 1º BIM 2º  
BIM 3º  BIM 4º  BIM
1. FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL – IDENTIDADE E AUTONOMIA
- Desenvolver uma construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representação dando sentido à realidade.    
- Participar de atividades de rotina que envolva cuidados, brincadeiras e situações de aprendizagens orientadas.    
- Utilizar e enriquecer os conhecimentos prévios sobre a representação da figura humana.    
- Observar e analisar figuras, pessoas, desenhos, pinturas de artistas e de fotografias com a interferência planejada da professora.    
- Oportunizar atividades que transcendem o espaço da sala- de –aula.    
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos desejos e necessidades.    
- Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita).    
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo suas potencialidades e seus limites.    
CIÊNCIAS
BLOCO TEMÁTICO/CONTEÚDOS 1º BIM 2º 
 BIM 3º  BIM 4º  BIM
1.AMBIENTE
Perceber as relações entre os cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente.    
Perceber como necessários os cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e a saúde.    
2. QUEM SOU EU? 
- Reconhecer sua identidade individual e os aspectos que a influenciam: sexo, idade, história de vida.    
- Perceber a formação do corpo humano: características e identificação de suas partes.     
- Identificar os órgãos dos sentidos como captadores de informações do ambiente.    
- Desenvolver as transformações que ocorrem durante o crescimento.    
- Descrever o desenvolvimento do corpo nas diferentes fases da vida.    
- Identificar doenças mais freqüentes e os cuidados com a saúde e higiene pessoal.    
- Reconhecer os hábitos de higiene corporal e ambiental como condições para assegurar a saúde.    
- Desenvolver atividades voltadas para a valorização das diferenças individuais quanto à cor, sexo, idade, estatura, etc.    
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. A CRIANÇA
- Tomar conhecimento de si próprio (eu), das pessoas, quem são e como são.    
- Reconhecer sua história através de registros da sucessão do tempo.    
- Buscar organizar sua própria história valendo-se de fontes variadas.    
- Reconhecer as partes que compõem o dia (noção de tempo).    
- Registrar acontecimentos que exijam noções temporais: dia, semana, meses, ontem, hoje e amanhã.    
2. A FAMÍLIA
- Conceituar família e reconhecer como ela se organiza.    
- Identificar a organização familiar em diferentes situações, respeitando a organização familiar de cada um.    
- Nomear os membros da família.    
- Reconhecer as mudanças físicas das pessoas com o passar do tempo.    
- Conhecer e identificar as relações existentes entre os componentes de uma família.    
3. A CASA
- Reconhecer a casa como abrigo das pessoas e seus diferentes compartimentos e tipos.    
- Estabelecer relações espaciais em cima, embaixo, na frente-atrás, à direita, à esquerda, dentro-fora.    
- Construir maquetes representando a casa e seu mobiliário.    
4. A RUA (LOCALIDADE)
- Localizar-se no espaço mais amplo reconhecendo suas características.    
- Caracterizar a importância dos serviços de água/luz, gás, rede de esgoto, telefone para o funcionamento de uma moradia.    
- Identificar mudanças ocorridas na natureza e no meio ambiente.    
- Identificar mudanças ocorridas na natureza e no meio ambiente.    
- Identificar objetos, a partir de pontos de vista diferentes.    
5. O TEMPO
- Identificar as variações do tempo em movimentos diferentes de um mesmo dia.    
- Reconhecer a importância dos agentes físicos (sol-chuva-vento) para o ser vivo.    
6. AESCOLA
- Reconhecer a escola e as partes que a compõem.    
- Identificar as funções das pessoas no ambiente escolar.    
- Observar os cuidados com a conservação física e higiênica da escola.     
- Situar-se no espaço da sala-de-aula, reconhecendo sua importância e função.    
- Nomear objetos que pertencem à sala-de-aula.    
ENSINO RELIGIOSO
BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
Respeito com o trabalho em grupo    
Atitude de solidariedade e cooperação    
Aceitação do outro como ele é.    
Participação nas atividades trabalhadas    
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. CONHECIMENTO DE MUNDO
1.1 – MOVIMENTO
- Ampliar as possibilidades expressivas dos próprios movimentos utilizando gestos, ritmo, brincadeiras, danças, jogos, etc. 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
- Utilizar movimento de preensão, encaixe e manuseio de diversos materiais e objetos.    
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos.    
1.2 – SEGMENTOS
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo.    
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais.    
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ou improvisação musical.    
- Desenvolver a memória musical.    
1.3 – PARTICIPAÇÃO    
Interesse e participação    
Esquema corporal e lateralidade    
Motricidade ampla e fina    
1.4 -  PERCEPÇÕES    
Orientações espacial e temporal    
Habilidades motoras    
Capacidade Física    
ARTES PLÁSTICAS
1- HABILIDADES 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
Uso da tesoura    
Pintura e desenho    
Expressividade e criatividade    
Colagem    
Coordenação motora    
Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Data Assinatura dos pais e /ou responsável 
1º Bimestre  
2° Bimestre  
3° Bimestre  
4° Bimestre  
Turmalina, ________ de __________________________ de 2011.
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) Regente                                                                                                 Professor (a) de Educação Física
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professora de Ensino Religioso                                                                                  Apoio Pedagógico
_____________________
Coordenador (a)
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO / TURMALINA-MG
ESCOLA MUNICIPAL:____________________________________________________
NOME: _________________________________________________________________
PROFESSOR (A):__________________________________________________________
TURMA: ________________________________________________________________
LEGENDA:
 2º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL I
 LÍNGUA PORTUGUESA
BLOCO TEMÁTICO/ CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1 – LINGUAGEM ORAL: USOS E FORMAS
- Desenvolver atividades voltadas para as interações cotidianas em sala de aula;
- Escutando com atenção e compreensão.    
- Expor opiniões nos debates com os colegas e professores.    
- Usar a língua falada em diferentes situações.    
- Planejar a fala em situações formais:
- Ouvir histórias lidas pelo professor e/ou por outro aluno.    
- Expor idéias com clareza e seqüência lógica.    
- Organizar as idéias antes de expressa-las.    
- Usar a fala com ritmo e entonação adequada.    
- Habilidades e competências no ouvir;    
- Expor oralmente resultados de pesquisa e/ou outras atividades desenvolvidas em sala.    
2. LINGUAGEM ESCRITA: USOS E FORMAS
- Compreender as diferenças entre escrita alfabética e outras formas gráficas.    
- Dominar convenções gráficas:    
- Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da Língua Portuguesa.    
- Compreender a função da segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final da frase.    
- Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações das palavras, etc.    
- Conhecer o alfabeto:
- Compreender a categorização gráfica e funcional das letras.    
- Conhecer e utilizar os diferentes tipos de letras (de forma e cursiva).     
- Valorizar a escrita em diferentes funções e diferentes gêneros.    
- Explorar os diversos materiais escolares de escrita.    
- Explorar unidades fonológicas como sílabas, terminações de palavras, etc.    
- Trabalhar atividades que explorem as diferenças entre escrita e outras formas gráficas (desenhos, números, sinais matemáticos, setas, etc.)    
3. PRÁTICA DE LEITURA
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.    
- Saber decodificar com compreensão pequenos textos escritos.    
- Ler reconhecendo globalmente as palavras.    
- Desenvolver a leitura com fluência e compreensão.    
- Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.    
- Ler oralmente com fluência e expressividade.    
- Reconhecer usos e funções sociais da escrita.    
4. PRODUÇÃO ESCRITA
- Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.    
- Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados, aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.     
- Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.    
- Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.     
- Revisar e reelaborar a própria escrita.    
- Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.    
- Produzir textos com coerência, coesão e seqüência lógica das idéias.    
MATEMÁTICA
BLOCO TEMÁTICO/ CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1.1. SISTEMA DE NUMERAÇÃO
- Contagem oral e representação de quantidade    
- Escrita numérica convencional  até 999
 Até  Até Até Até
- Relação numérica: comparação e ordenação.    
- Classificação, seriação e conservação.    
- Antecessor, sucessor, pares e ímpares.     
- Organização do sistema de numeração decimal compreendendo as suas características: valor posicional, ordens e classes.    
1.2. CAMPOS NUMÉRICOS E OPERAÇÕES
- Significado da adição e da subtração.    
- Adição e subtração com números naturais.    
- Exploração de situações-problema que envolve relações entre juntar, separar e tirar.    
- Construção e organização dos fatos numéricos.    
1.3. TEORIAS DOS CONJUNTOS
- Características definidoras de conjuntos.    
- Identificação de atributos de elementos    
2. ESPAÇO E FORMA
2.1. TOPOLOGIA
- Exploração do espaço e orientação no espaço, a partir de diferentes pontos de referencia. Relações de vizinhança, de posição, de direção e de sentido.    
- Interpretação e representação de movimentos no espaço: itinerário, caminhos traçados.     
- Curvas (abertas, fechadas, simples, não simples).    
2.2. EUCLIDIANA
- Observar formas geométricas, presentes na natureza e nos objetos criados pelo homem e suas características: arredondadas ou não, simétricas ou não, etc.     
- Comparar objetos do espaço físico e objetos geométricos: esféricos, cilíndricos, cúbicos, piramidais prismáticos sem uso obrigatório da nomenclatura.    
3. GRANDEZAS E MEDIDAS
3.1. VALOR
- Reconhecimento de cédulas e moedas brasileiras e relações de acordo com seus valores.    
- Estimativa envolvendo quantias.    
3.2. COMPRIMENTO
- Estimativa de tamanhos e distância.    
- Instrumentos não-convencionais.    
- Unidade padrão de medida de comprimento.    
3.3. TEMPO
- Uso de calendário, identificando dia, semana, mês e ano.    
Unidades do tempo: hora/meia-hora.    
- Identificar horas em relógios de ponteiros.    
3.4. MASSA
- Estimativa de peso, de objetos e seres vivos.    
- Unidade padrão de massa: quilo.    
4 - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Construção de tabelas.    
- Interpretação de gráficos.    
CIÊNCIAS
BLOCOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. TERRA, NOSSA MORADA.
- Reconhecer os diversos ambientes e seus componentes, comparando semelhanças e diferenças.    
- Identificar ambientes naturais e construídos.     
- Identificar seres vivos e não-vivos.    
- Identificar diferenças entre: ser humano, plantas e animais.    
- Descrever e comparar animais e vegetais em diferentes ambientes.    
- Relacionar as características dos animais e vegetais com o ambiente em que vivem.    
- Comparar comportamentos semelhantes entre seres humanos e animais: alimentação, relação alimentar, ciclo vital.    
- Reconhecer o sol como fonte de luz e calor.    
- Observar o tempo conhecendo as características das estações do ano.     
- Identificar as características das estações do ano (roupas que usa alimentação, dias quentes, frios, chuvosos, etc.).    
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
BLOCOS TEMÁTICOS/CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1- MEIOS DE TRANSPORTE
- Reconhecer e identificar os principais meios de transporte.    
2. MEIOS DE COMUNICAÇÃO
- Reconhecer e identificar os principais meios de comunicação.    
3. PROFISSÕES
- Identificar as diferentes profissões.    
- A COMUNIDADE 
- Identificação do bairro onde vivo    
- Formação do meu bairro / primeiros moradores.    
- Tipo de vegetação predominante e mudanças ocorridas (derrubadas, queimadas e monocultura).     
- Tipos de comércios, igrejas, escolas existentes no bairro.    
- Mudanças ocorridas no bairro ao longo dos tempos.    
- Localizar o bairro (mapa do município).    
- Desenho / maquete do bairro.    
- Orientação (pontos cardeais relacionados ao bairro).    
ENSINO RELIGIOSO
BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
Respeito com o trabalho em grupo    
Atitude de solidariedade e cooperação    
Aceitação do outro como ele é.    
Participação nas atividades trabalhadas    
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. CONHECIMENTO DE MUNDO
1.1 – MOVIMENTO
- Ampliar as possibilidades expressivas dos próprios movimentos utilizando gestos, ritmo, brincadeiras, danças, jogos, etc. 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
- Utilizar movimento de preensão, encaixe e manuseio de diversos materiais e objetos.    
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos.    
1.2 – SEGMENTOS
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo.    
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais.    
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ou improvisação musical.    
- Desenvolver a memória musical.    
1.3 - PARTICIPAÇÃO    
Interesse e participação    
Esquema corporal e lateralidade    
Motricidade ampla e fina    
1.4 -  PERCEPÇÕES    
Orientações espacial e temporal    
Habilidades motoras    
Capacidade Física    
ARTES PLÁSTICAS
1- HABILIDADES 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
Uso da tesoura    
Pintura e desenho    
Expressividade e criatividade    
Colagem    
Coordenação motora    
Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Data Assinatura dos pais e/ou responsável 
1º Bimestre  
2° Bimestre  
3° Bimestre  
4° Bimestre  
Turmalina, ________ de __________________________ de 2011.
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) Regente                                                                                                      Professor (a) de Educação Física
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) de Ensino Religioso                                                                          Apoio Pedagógico
_____________________________________________
Coordenação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/ TURMALINA-MG/2011
NOME: _________________________________________________________________
ESCOLA MUNICIPAL: ___________________________________________________
PROFESSOR(A):__________________________________________________________
TURMA: ________________________________________________________________
LEGENDA:
3º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL I
 LÍNGUA PORTUGUESA
  BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDO 1º BIM  2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. LINGUAGEM ORAL – USOS E FORMAS
- Participar com o agente ativo e receptivo das várias situações de linguagem oral.    
- Interpretar as intenções comunicativas do que ouve, relatando com clareza e seqüência lógica suas idéias.    
- Identificar diferentes tipos de textos ouvidos.    
- Transmitir mensagens com relativa exatidão.    
- Narrar diversos tipos de textos ouvidos ou lidos com aproximação ou fidelidade ao texto original.    
- Seguir ordens e instruções orais.    
- Reconhecer o papel de textos não lingüísticos reproduzindo-os oralmente.    
- Saber ouvir e construir textos coletivos.    
- Identificar razões de mal-entendidos na comunicação oral e apontar possíveis soluções.    
2. LINGUAGEM ESCRITA: USOS E FORMAS
- Compreender textos através do desenvolvimento da reflexão, interpretação, análise e síntese.    
- Buscar e construir os significados dos textos.    
- Desenvolver o senso crítico sobre os textos lidos.    
- Produzir textos escritos coesos e coerentes.    
- Escrever textos de diferentes gêneros: cartas, bilhetes, telegramas, relatórios, etc.    
- Escrever legível com pontuação e respeito às normas ortográficas.    
3. PRÁTICA DE LEITURA
- Desenvolver atividades voltadas para o domínio do sistema de escrita.     
- Desenvolver leitura oral fluente e expressiva.    
- Conhecer os usos e funções sociais da escrita.    
- Identificar diversos suportes da escrita tais como: livros, revistas, jornais, folhetos, etc.    
- Reconhecer e saber usar os diversos indicadores editoriais (título, ilustração, editora, data de publicação, etc.).    
4. PRODUÇÃO ESCRITA
- Fazer uso das convenções gráficas (alinhamento, parágrafo, espaços em branco, pontuação).     
- Demonstrar domínio do princípio alfabético e dos conhecimentos lingüísticos para uma escrita compreensiva.      
- Revisar e reelaborar seu próprio texto, fazendo uso do dicionário.    
- Produzir textos com diferentes funções.    
MATEMÁTICA
   BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. NÚMEROS E OPERAÇÕES (SISTEMA DE NUMERAÇÃO)
- Contagem oral e representação de quantidade    
- Escrita numérica até 9.999.
 Até Até Até Até
- Organização do sistema de numeração compreendendo suas características, valor posicional, ordens e classes..    
- Leitura e representação: cardinais, ordinais até 50 e romanos até 100.    
- Identificação de composição e decomposição de número.    
- Antecessor, sucessor, dobro, pares, ímpares.    
- Relações numéricas: comparação, ordenação, classificação e seriação.    
1.2. CAMPOS NUMÉRICOS / OPERAÇÕES
- Resolução de situações – problema que envolva adição e subtração.    
- Interpretação de agrupamentos e reagrupamentos em operações.    
- Organizar os fatos numéricos da subtração e adição.    
- Arredondamento de números (estimativas).    
- Termos das operações: nomear e aplicar em problemas.    
2. ESPAÇO E FORMA 
2.1. TOPOLOGIA
- Exploração do espaço e orientação no espaço, a partir de diferentes pontos: relação de vizinhança, de posição e sentido.     
- Representação de movimentação no espaço de diferentes pontos de referência: caminhos traçados, itinerários.     
2.2. EUCLIDIANA
- Reconhecimento das formas geométricas da natureza.     
- Identificar semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e triângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos usando a nomenclatura.    
- Reconhecimento e descrição das principais figuras planas.    
- Planificação utilizando figuras trabalhadas.    
- Percepção de simetria.    
3. GRANDEZAS E MEDIDAS
3.1. VALOR
- Reconhecimento de cédulas e moedas, uso social do dinheiro.    
- Composição e decomposição de quantias (trocas).    
- Aplicação em situações-problemas.    
3.2. TEMPO
- Relacionar dia, semana, mês, quinzena, ano, bimestre, trimestre, década.    
- Ler horas e suas frações em relógios de ponteiros e digitais.    
- Previsão e estimativa de intervalos / períodos de tempo.    
3.3. COMPRIMENTO
- Identificação e utilização das unidades padrão, metro, centímetro e quilômetro.    
- Estimativas de tamanhos e distâncias.    
- Unidades não-convencionais de medição.    
3.4. MASSA
- Unidade padrão de medida de massa: quilograma, o grama.    
- Estimativas de peso de objetos e seres vivos.    
3.5. CAPACIDADE
- Instrumentos de medição de capacidades – o litro.    
4. FRAÇÃO
- Metade e quartos de inteiro.    
5. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
5.1. PROBABILIDADE
- Analisar situações do dia-a-dia e classificá-las como certas: possíveis e impossíveis.    
5.2. ESTATÍSTICAS
- Análise, interpretação e construção de gráficos e tabelas simples.    
6. MATEMÁTICA FINANCEIRA
- Sistema de compra e venda lucro e prejuízo, compra à vista e a prazo.    
CIÊNCIAS
 BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1- TERRA
- Forma da terra e características.    
- Demonstração dos movimentos através do globo, relacionando a formação de dias e noites.    
- Dia e noite: aspectos do céu, nascente, poente e variação das sombras, pontos cardeais.    
- A biosfera, parte onde existe vida.    
- A terra como abrigo da vida, no solo, na água e no ar.    
2- A ÁGUA
- Propriedades e características da água.    
- Utilização da água em seus três estados.    
- Existência da água.    
- Importância para os seres vivos.    
- Ciclo da água na natureza.    
- Doenças adquiridas através da água.    
- Tratamento e cuidados higiênicos.    
- Preservação da água.    
3- O AR 
- Características e propriedades do ar.    
- Formação de ventos: utilidades e prejuízos.    
- Poluição do ar.    
- Doenças freqüentes do sistema respiratório.    
- Necessidade de renovação do ar para a saúde.    
4- O SOLO
- Formação do solo.    
- Tipos de solo.    
- Poluição, conservação e proteção do solo.    
- O lixo como adubo e poluição do meio ambiente.    
- Relacionar problemas ecológicos: poluição, contaminação, a ação do homem.     
- Relacionar a proteção e preservação do ambiente à qualidade de vida e saúde.    
5- O AMBIENTE
- A utilização de plantas e animais pelo homem.    
- Produção de alimentos, medicamentos, vestuário, materiais de construção.    
- Descrever etapa de transformação de alguns produtos usados no dia a dia.    
- Influência da tecnologia na transformação do ambiente.     
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO  1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. O MUNICÍPIO
- História do município, relato de origem.    
- Processo de ocupação (primeiros habitantes, transformações, o povoado, a vila, o distrito, a cidade).    
- Concepção de cidade X município.    
- Diferença, interdependência e interação entre zona urbana / zona rural.    
- Processo de distribuição dos produtos (feiras, supermercados, exportação) com ênfase nos produtos da comunidade que são vendidos nas feiras.    
- A agricultura do município (ênfase na plantação de feijão, milho, mandioca, etc. O reflorestamento é feito com o plantio de eucalipto).    
- A pecuária e os principais rebanhos, fatores que contribuem para o desenvolvimento e órgãos responsáveis pela pecuária no município.      
- Comércios e indústrias (tipos, matéria-prima e produtos produzidos).    
- A diversidade cultural do município (identificar expressões culturais).    
2. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
- O governo do município (prefeito e vereadores).    
- O papel dos poderes legislativo, executivo e judiciário em defesa dos reais interesses e necessidades da população.    
- O papel do governo municipal de assegurar a população (serviços públicos), educação, lazer, transporte, saúde, saneamentos básicos.    
- Localização do município no estado / mapa.    
- Cidades que fazem limites com o município.     
- Orientação – pontos cardeais do município.    
- Observar e descrever alterações operadas no município nos últimos tempos: estradas, construções, praças e na própria comunidade.    
- Reconhecer o uso da tecnologia e a interação entre atividades urbanas e rurais para o desenvolvimento do município.     
- Identificar população do município compreendendo os segmentos urbanos X rural.    
                                                          
ENSINO RELIGIOSO
BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
Respeito com o trabalho em grupo    
Atitude de solidariedade e cooperação    
Aceitação do outro como ele é.    
Participação nas atividades trabalhadas    
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. CONHECIMENTO DE MUNDO
1.1 – MOVIMENTO
- Ampliar as possibilidades expressivas dos próprios movimentos utilizando gestos, ritmo, brincadeiras, danças, jogos, etc. 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
- Utilizar movimento de preensão, encaixe e manuseio de diversos materiais e objetos.    
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos.    
1.2 – SEGMENTOS
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo.    
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais.    
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ou improvisação musical.    
- Desenvolver a memória musical.    
1.3 - PARTICIPAÇÃO    
Interesse e participação    
Esquema corporal e lateralidade    
Motricidade ampla e fina    
1.4 -  PERCEPÇÕES    
Orientações  espacial e temporal    
Habilidades motoras    
Capacidade Física    
ARTES PLÁSTICAS
1- HABILIDADES 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
Uso da tesoura    
Pintura e desenho    
Expressividade e criatividade    
Colagem    
Coordenação motora    
Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Data Assinatura dos pais e /ou  responsável.
1º Bimestre  
2° Bimestre  
3° Bimestre  
4° Bimestre  
Turmalina, ________ de __________________________ de 2011.
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) Regente                                                                                                      Professor (a) de Educação Física
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) de Ensino Religioso                                                                          Apoio Pedagógico
_____________________________________________
Coordenador (a)
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/TURMALINA-MG/ 2011
ESCOLA MUNICIPAL: ____________________________________________________
NOME: _________________________________________________________________
PROFESSORA: _____________________________TURMA: _____________________
LEGENDA:
4º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL I 
LÍNGUA PORTUGUESA
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 
 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
1. LINGUAGEM ORAL: USOS E FORMAS    
1.1. ÊNFASE NO OUVIR    
- Ouvir histórias lidas pelo professor.    
- Através do que ouve identificar as intenções comunicativas.    
- Seguir ordens e instruções orais.    
- Reconhecer o significado contextual e o papel de alguns elementos não linguísticos para conferir significação aos textos orais (gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz e entonação).    
- Saber ouvir e considerar as idéias dos outros.    
- Construir idéias coletivamente.    
- Desenvolver a atitude crítica diante de textos orais.    
1.2. ÊNFASE NO FALAR
- Transmitir mensagens com relativa exatidão.    
- Expor suas idéias com clareza e sequência lógica.    
- Narração de histórias lidas, buscando manter a aproximação ou a fidelidade ao texto original.    
- Expor oralmente o resultado de temas pesquisados, entrevistas, utilizando suporte escrito quando necessário.     
- Organizar idéias antes de expressa-las.    
- Utilizar as pausas na conversação, empregando ritmo e entonação adequados.    
- Descrição de personagens, cenários e objetos.    
2. LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS.    
2.1. PRÁTICA DE LEITURA    
- Localizar palavras e sentenças simples.    
- Inferir uma afirmação implícita no texto.    
- Fazer antecipações / previsões e verificação, antes e durante a leitura.    
- Estabelecer relação entre informações em um texto ou em diferentes textos.    
- Identificar o tema central do texto.    
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.    
- Utilizar informação através de verbete de dicionário ou texto informativo na compreensão ou interpretação do texto.    
- Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão ou interpretação de texto.    
- Diferenciar por comparação ou identificação de características, textos de diferentes gêneros.    
- Socializar as experiências de leitura.    
- Identificar a função dos elementos lingüísticos e gramaticais.    
- Demonstrar atitude crítica diante dos textos persuasivos (propagandas, anúncios, panfletos, etc.).    
- Ler com fluência, entonação, pontuação e postura adequada.     
- Utilizar apoio em dicionário.    
2.2. TIPOS DE TEXTOS SISTEMATIZADOS.    
- Provérbios.    
- Fábulas.    
- Histórias em quadrinhos.    
- Entrevistas.    
- Anúncios    
- Relato de experimentos.    
- Manual de instruções.    
-  Cartas.    
- Anedotas.    
2.3. PRODUÇÃO DE TEXTO.    
- Produzir textos de diferentes gêneros.    
- Estabelecer relação entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.    
- Substituição da oralidade pelos recursos coesivos da língua ou por expressões que marcam temporalidade, causalidade, contraposição e comparação.    
3. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA.    
- Construção, aplicação e análise das regras de acentuação.    
- Função e aplicação dos sinais de pontuação.    
- Analisar o efeito do sentido produzido pelo uso de recursos (rima onomatopéia, etc.).    
- Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos sintáticos (inversão, repetição, etc.).    
- Analisar e refletir sobre o uso da linguagem figurada.    
- Fazer concordância do verbo com o sujeito em número e pessoa.    
- Fazer concordância do adjetivo, artigo, pronome e numeral, com o substantivo (número e gênero).    
- Distinguir formas verbais, relacionando-as aos tempos e modos.    
- Utilizar corretamente o processo de divisão das palavras em textos compreendendo a sua classificação e função.    
- Formar palavras novas a partir de outra (prefixo e sufixo)    
- Substituir palavras por antônimos e sinônimos.    
- Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas linguísticas presentes no texto (gírias, expressões típicas).    
- Identificar em um texto o dialeto de uma região ou classe social.    
- Identificar características da fala de um texto escrito.    
5-REFLEXÃO LINGUIÍSTICA: ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA    
-Identificar as letras, discriminando visualmente e graficamente as de traçado semelhante    
-Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar o seu uso    
-Dominar a grafia de palavras que sofrem, na escrita, interferência das características da fala do aprendiz    
-Dominar grafias regidas por regras contextuais    
-Dominar grafias regidas por regras morfológicas     
-Dominar grafias de natureza arbitrária (palavras usuais/ importantes)    
MATEMÁTICA
 BLOCO TEMÁTICO / CONTEÍDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.
1.1. PROBABILIDADE.
- Experimentos: aleatórios, universo de probabilidades.    
- Eventos: possível, impossível, certo.    
- Noção intuitiva de probabilidade.    
1.2. ESTATÍSTICAS.
- Descrição, organização, interpretação e análise de dados em tabelas e informações através de gráficos (de colunas ou barras e setores).    
2. GRANDEZAS E MEDIDAS.
2.1. VALOR.
- Relação entre cédulas e moedas de acordo com seus valores.    
- Estimativa envolvendo quantias.    
- Lucro ou prejuízo.    
- Sistema de compra e venda (pagamento a vista ou a prazo / com ou sem entrada)    
2.2. COMPRIMENTO.
- Estimativa de tamanhos e distâncias.    
- Instrumentos não-convencionais e convencionais de medição de comprimentos.    
- Unidade padrão de medida de comprimento, o metro, seus submúltiplos, o centímetro e o milímetro e seu múltiplo, o quilômetro.    
2.3. TEMPO.
- Reconhecimento da unidade padrão de medida de tempo e suas frações.    
- Identificação e relação entre unidade e tempo.    
- Previsão e estimativa de intervalos / período de tempo.    
2.4. MASSA.
- Estimativas do peso de objetos e seres vivos.    
- Instrumentos não-convencionais e convencionais de medição de massa.    
- Unidade padrão de medida de massa, o grama e seu múltiplo, o quilograma.    
2.5. CAPACIDADE (introdução).
- Estimativa de capacidade de objetos.    
- Instrumento de medição de capacidade.    
- Unidade padrão de medida de capacidade, o litro e seu submúltiplo, o mililitro.    
2.6. TEMPERATURA.    
- Termômetro.    
- Estimativas da temperatura de seres vivos.    
3. ESPAÇO E FORMA.
3.1. TOPOLOGIA.
- Descrição, interpretação e representação da orientação no espaço: relações de direção e de sentido.    
- Interpretação, descrição e representação de posições de objetos e seres vivos no espaço, de diferentes pontos de referência.    
3.2. EUCLIDIANA.
- Identificar figuras geométricas por meio de planificação e simetria.    
- Reconhecer e descrever formas geométricas bidimensionais e tridimensionais.    
- Composição e polígonos.    
- Comparação e estabelecimento de relação entre as características de corpos redondos e polígonos.    
- Reconhecimento de área de figuras representadas em malhas quadrangulares.     
4. NÚMEROS E OPERAÇÕES.
4.1. SISTEMA DE NUMERAÇÃO.
Contagem oral e representação de quantidade    
- Escrita numérica até 99.999    
- Organização do sistema de numeração decimal: classes/ ordens / valor posicional.    
- Relações numéricas: comparação, ordenação e arredondamento.    
- Significado de números racionais: como quociente e como relação parte-todo.    
- Notações convencionais de números racionais na forma de fracionária.    
- Relação entre números racionais na forma fracionária: comparação e ordenação.    
- Relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número racional.    
4.2. CAMPOS NUMÉRICOS E OPERAÇÕES.
- Significados da adição e subtração.    
- Aditivos e subtrativos de números naturais, com utilização de algoritmo convencional.    
- Aditivos e subtrativos de números racionais na forma decimal, com utilização de algoritmos convencionais até 0,01.    
- Significados da multiplicação: como adição reiterada, como configuração retangular, combinatória e como proporcionalidade.     
- Multiplicativos de números naturais, utilizando algoritmo convencional.    
- Significado da divisão: como subtração sucessiva e como inversa da multiplicação.    
CIÊNCIAS
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1 – PLANTAS.
Reprodução.    
Polinização.    
3-SERES VIVOS.
Animais vertebrados (répteis, aves, anfíbios, peixes, mamíferos).    
-Cadeia alimentar.    
4-DIVERSIDADE DE MATERIAIS.
- Características e usos de materiais.
- Materiais não degradáveis e biodegradáveis.
-Processo, idéia e símbolo da reciclagem, reutilização e redução de objetos.    
6-TRANSFORMAÇÕES.
- Transformação de matéria-prima em produtos industrializados.    
- Fotossíntese como transformação que produz alimento.    
- Respiração como obtenção de energia.    
- Modificações do ar causadas pela Fotossíntese e pela respiração.    
HISTÓRIA/GEOGRAFIA
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º 
BIM 3º BIM 4º BIM
1-MUNICÍPIO.
- Localização do município no estado e no país.     
- Conseqüências das transformações da natureza (município) causadas pelo homem relacionadas ao avanço tecnológico (vantagens e desvantagens).    
2-ESTADO.
- Localização de Minas Gerais: pontos cardeais, centros polarizadores, capitais.    
- Limites e fronteiras com outros estados.    
- População, área e extensão.    
- Mapa: divisão política de Minas (zonas de Minas),  Enfocar o alto Jequitinhonha.    
- Compreensão de perspectiva obliqua e vertical.    
- A paisagem de Minas.    
- Relevo: tipos de relevo existentes e o predominante, serras, picos e grutas.    
- Hidrografia: principais rios de Minas, represas e usinas.    
- Clima.    
- Vegetação: Tipos existentes e a predominante em Minas Gerais.    
- Identificar principais produtos agrícolas, pecuários, minerais e aproveitamento dos mesmos.    
- Tipos de comércio – importação e exportação.    
- Tipos de indústrias.    
- Importância dos transportes para o desenvolvimento da economia do Estado e Município.    
- Localização em mapas: produtos e rebanhos por região com uso de legenda.    
- Contexto histórico de Minas Gerais.    
- Relato da origem e o processo de ocupação.    
- Espaço de conquista, lutas e perdas.    
- As riquezas minerais e a formação de povoados: expedições, movimento: Inconfidência Mineira.    
- A cultura em Minas Gerais: arte barroca, folclore, lazer e turismo (pontos turísticos).    
- Cidades históricas, universitárias, turísticas...    
- Minas Gerais, espaço de múltiplas atividades econômicas.    
- A interdependência entre atividade econômica, relações de trabalho e condições de vida do homem (emprego / desemprego / subemprego, áreas de precárias condições de vida e violência).    
ENSINO RELIGIOSO
BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
Respeito com o trabalho em grupo    
Atitude de solidariedade e cooperação    
Aceitação do outro como ele é.    
Participação nas atividades trabalhadas    
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. CONHECIMENTO DE MUNDO
1.1 – MOVIMENTO
- Ampliar as possibilidades expressivas dos próprios movimentos utilizando gestos, ritmo, brincadeiras, danças, jogos, etc. 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
- Utilizar movimento de preensão, encaixe e manuseio de diversos materiais e objetos.    
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos.    
1.2 – SEGMENTOS
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo.    
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais.    
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ou improvisação musical.    
- Desenvolver a memória musical.    
1.3 - PARTICIPAÇÃO    
Interesse e participação    
Esquema corporal e lateralidade    
Motricidade ampla e fina    
1.4 -  PERCEPÇÕES    
Orientações  espacial e temporal    
Habilidades motoras    
Capacidade Física    
ARTES PLÁSTICAS
1- HABILIDADES 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
Uso da tesoura    
Pintura e desenho    
Expressividade e criatividade    
Colagem    
Coordenação motora    
Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Data Assinatura dos pais  e/ou  responsável
1º Bimestre  
2° Bimestre  
3° Bimestre  
4° Bimestre  
Turmalina, ________ de __________________________ de 2011.
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) Regente                                                                                                      Professor (a) de Educação Física
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor (a) de Ensino Religioso                                                                                   Apoio Pedagógico
_____________________________________________
Coordenador (a)
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/TURMALINA-MG /2011
ESCOLA MUNICIPAL:____________________________________________________
NOME: _________________________________________________________________
PROFESSOR (A): _________________________________________________________
TURMA: ________________________________________________________________
LEGENDA:
5º ANO ESCOLAR - ENSINO FUNDAMENTAL I
 LÍNGUA PORTUGUESA
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 
 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. LINGUAGEM ORAL: USOS E FORMAS    
1.1. ÊNFASE NO OUVIR    
- Ouvir histórias lidas pelo professor.    
- Através do que ouve identificar as intenções comunicativas.    
- Seguir ordens e instruções orais.    
- Reconhecer o significado contextual e o papel de alguns elementos não lingüísticos para conferir significação aos textos orais (gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz e entonação).    
- Saber ouvir e considerar as idéias dos outros.    
- Construir idéias coletivamente.    
- Desenvolver a atitude crítica diante de textos orais.    
1.2. ÊNFASE NO FALAR
- Transmitir mensagens com relativa exatidão.    
- Expor suas idéias com clareza e seqüência lógica.    
- Narração de histórias lidas, buscando manter a aproximação ou a fidelidade ao texto original.    
- Expor oralmente o resultado de temas pesquisados, entrevistas, utilizando suporte escrito quando necessário.     
- Organizar idéias antes de expressá-las.    
- Utilizar as pausas na conversação, empregando ritmo e entonação adequados.    
- Descrição de personagens, cenários e objetos.    
2. LÍNGUA ESCRITA: USOS E FORMAS.    
2.1. PRÁTICA DE LEITURA    
- Localizar palavras e sentenças simples.    
- Inferir uma afirmação implícita no texto.    
- Fazer antecipações / previsões e verificação, antes e durante a leitura.    
- Estabelecer relação entre informações em um texto ou em diferentes textos.    
- Identificar o tema central do texto.    
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato.    
- Utilizar informação através de verbete de dicionário ou texto informativo na compreensão ou interpretação do texto.    
- Utilizar apoio de desenho ou foto na compreensão ou interpretação de texto.    
- Diferenciar por comparação ou identificação de características, textos de diferentes gêneros.    
- Socializar as experiências de leitura.    
- Identificar a função dos elementos lingüísticos e gramaticais.    
- Demonstrar atitude crítica diante dos textos persuasivos (propagandas, anúncios, panfletos, etc.).    
- Ler com fluência, entonação, pontuação e postura adequada.     
- Utilizar apoio em dicionário.    
2.2. TIPOS DE TEXTOS SISTEMATIZADOS.    
- LITERÁRIOS:
- Provérbios.    
- Crônicas.    
- Paródias.    
- Contos modernos.    
- Poemas/Poesias.    
- Fábulas.    
- Histórias em quadrinhos.    
- JORNALÍSTICOS:
- Entrevistas.    
- Reportagens.    
- PUBLICITÁRIO:
- Anúncios.    
- Folhetos.    
- CIENTÍFICO:
- Relato de experimentos.    
- Verbetes de dicionários.    
- Notas de livros.    
- INSTRUCIONAIS:
- Manual de instruções.    
- Guias.    
- Bulas.    
- EPISTOLARES:
- Cartas.    
- Telegramas.    
- HUMORISTÍCOS:
- Anedotas.    
- Charges.    
2.3. PRODUÇÃO DE TEXTO.    
- Utilizar na pontuação textual recursos como: recurso direto ou indireto.    
- Reconhecer e produzir textos de diferentes tipos com características próprias, de acordo com a finalidade, função e gênero.     
- Compreender e utilizar a coesão e coerência na produção textual.    
- Substituição da oralidade pelos recursos coesivos da língua ou por expressões que marcam temporalidade, causalidade, contraposição e comparação.    
- Estabelecer relação entre partes de um texto a partir de mecanismos de concordância verbal e nominal.    
- Estabelecer relação entre textos, através da intertextualidade.    
3. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA.    
- Construção, aplicação e análise das regras de acentuação.    
- Função e aplicação dos sinais de pontuação.    
- Analisar o efeito do sentido produzido pelo uso de recursos (rima onomatopéia, etc.).    
- Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos sintáticos (inversão, repetição, etc.).    
- Analisar e refletir sobre o uso da linguagem figurada.    
- Fazer concordância do verbo com o sujeito em número e pessoa.    
- Fazer concordância do adjetivo, artigo, pronome e numeral, com o substantivo (número e gênero).    
- Distinguir formas verbais, relacionando-as aos tempos e modos.    
- Utilizar corretamente o processo de divisão das palavras em textos compreendendo a sua classificação e função.    
- Formar palavras novas a partir de outra (prefixo e sufixo)    
- Substituir palavras por antônimos e sinônimos.    
- Identificar locutor e interlocutor a partir de marcas lingüísticas presentes no texto (gírias, expressões típicas).    
- Identificar em um texto o dialeto de uma região ou classe social.    
- Identificar características da fala de um texto escrito.    
4-REFLEXÃO LINGUIÍSTICA: ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA    
-Identificar as letras, discriminando visualmente e graficamente as de traçado semelhante    
-Distinguir as consoantes homorgânicas e dominar o seu uso    
-Dominar a grafia de palavras que sofrem, na escrita, interferência das características da fala do aprendiz    
-Dominar grafias regidas por regras contextuais    
-Dominar grafias regidas por regras morfológicas     
-Dominar grafias de natureza arbitrária (palavras usuais / importantes)    
MATEMÁTICA
 BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
1. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.
1.1. PROBABILIDADE.
- Experimentos: aleatórios, universo de probabilidades.    
- Eventos: possível, impossível, certo.    
- Noção intuitiva de probabilidade.    
1.2. ESTATÍTICAS.
- Descrição, organização, interpretação e análise de dados em tabelas e informações através de gráficos (de colunas ou barras e setores e linhas).    
2. GRANDEZAS E MEDIDAS.
2.1. VALOR.
- Reconhecimento de valores correntes nos diferentes países.    
- Estimativa envolvendo quantias.    
- Lucro ou prejuízo.    
- Sistema de compra e venda (pagamento a vista ou a prazo / com ou sem entrada)    
2.2. COMPRIMENTO.
- Estimativa de tamanhos e distâncias.    
- Instrumentos não-convencionais e convencionais de medição de comprimentos.    
- Unidade padrão de medida de comprimento, o metro, seus submúltiplos, o centímetro e o milímetro e seu múltiplo, o quilômetro.    
2.3. TEMPO.
- Reconhecimento da unidade padrão de medida de tempo e suas frações.    
- Identificação e relação entre unidade e tempo.    
- Previsão e estimativa de intervalos / período de tempo.    
2.4. MASSA.
- Estimativas do peso de objetos e seres vivos.    
- Instrumentos não-convencionais e convencionais de medição de massa.    
- Unidade padrão de medida de massa, o grama e seu múltiplo, o quilograma e seus submúltiplos, miligrama.    
2.5. CAPACIDADE (trabalhar).
- Estimativa de capacidade de objetos.    
- Instrumento de medição de capacidade.    
- Unidade padrão de medida de capacidade, o litro e seu submúltiplo, o mililitro.    
2.6. TEMPERATURA.    
- Termômetro.    
- Estimativas da temperatura de seres vivos.    
-SUPERFÍCIE (introduzir):
- Unidade padrão de medidas de superfície m² e seu submúltiplo, cm².     
- Estimativas de temperatura de seres vivos.    
3. ESPAÇO E FORMA.
3.1. TOPOLOGIA.
- Descrição, interpretação e representação da orientação no espaço: relações de direção e de sentido.    
- Análise e representação de posições de objetos e seres vivos no espaço, a partir de diversos pontos de referência.    
3.2. EUCLIDIANA.
- Composição e polígonos.    
- Comparação e estabelecimento de relação entre as características de corpos redondos e poliédricos.    
- Reconhecimento de reta, ângulos, etc.    
- Reconhecimento e nomeação de figuras tridimensionais.    
- Identificação de figuras bidimensionais seus elementos e propriedades (forma, número de lados, ângulos, eixos de simetria, paralelismo).    
- Reconhecimento de área de figuras representadas em malhas quadrangulares.     
 - Área    
- Perímetro    
4. NÚMEROS E OPERAÇÕES.
4.1. SISTEMA DE NUMERAÇÃO.
- Contagem oral e representação de quantidade    
- Notações numéricas convencionais até 999.999    
- Organização do sistema de numeração decimal: classes e ordens, valor posicional.    
- Relações numéricas: comparação, ordenação e arredondamento.    
- Significado de números racionais: como quociente, como relação parte-todo e como razão.    
- Notações convencionais de números racionais na forma de fracionária: comparação, ordenação.    
- Relação entre representações fracionária e decimal de um mesmo número racional.    
4.2. CAMPOS NUMÉRICOS E OPERAÇÕES.
- Significados da adição e subtração.    
- Significados multiplicação: adição reiterada.    
- Divisão de números naturais.    
- PORCENTAGEM:
- Conceito.    
- Representação.    
- Equivalência em fração.    
- Cálculos envolvendo porcentagem.    
CIÊNCIAS
BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º
 BIM 4º BIM
2 – O CORPO HUMANO: SUA INTEGRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO.
2.1 – Células, tecidos, órgãos e sistemas.    
2.2 – Os sistemas e suas funções:
a) LOCOMOÇÃO.
- O esqueleto e as articulações.    
- Músculos.    
- Identificar doenças mais freqüentes do sistema.    
- Importância de exercícios físicos.    
- Saúde do esqueleto.    
b) SISTEMA DIGESTIVO:
- Órgãos, hábitos alimentares.    
- Principais doenças e formas de tratamento.    
c) SISTEMA RESPIRATÓRIO:
- Caminho do ar, trocas gasosas.    
- Poluição e intoxicação.    
- Principais doenças respiratórias e cuidados necessários.    
d) SISTEMA EXCRETOR:
- Produtos eliminados.    
- Processo de excreção.    
- Práticas de saúde e higiênicas relacionadas à excreção.    
e) SISTEMA REPRODUTOR:
- Identificar diferenças externas do corpo humano (infantil ou adulto feminino ou masculino).    
- Principais modificações no organismo masculino e feminino na puberdade.    
- Saúde e higiene dos órgãos genitais.    
- Ciclo menstrual.    
- Fecundação e gravidez e as mudanças ocorridas no corpo da mulher durante a gestação.    
- Importância do aleitamento materno.    
- As doenças sexualmente transmissíveis. Formas de transmissão e prevenção.     
f) SISTEMA CIRCULATÓRIO:
- O sangue.    
- Transporte de substâncias para o corpo.    
g) SISTEMA NERVOSO:
- Importância de um ambiente saudável.    
- Doenças mais comuns.    
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
                       BLOCO TEMÁTICO / CONTEÚDO 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
- Localização do PAÍS na América e no mundo.     
- Utilizar a linguagem de produção cartográfica do mapa do Brasil para compreensão do aluno.    
- Localizar e analisar em mapas a região ocupada pelos portugueses ao chegarem ao Brasil.    
- Utilizar da análise para identificar as outras regiões do país.    
- Extrair informações tendo como base: pontos cardeais, centros polarizadores, pontos colaterais.    
- População / área e extensão do país.    
- Identificar as capitais brasileiras (Rio de Janeiro, Brasília, Salvador).    
- Compreensão de perspectivas oblíquas e verticais.    
- Mapa da divisão política do Brasil.    
- Extração de informação em desenho, mapa ou planta, relacionado ao Brasil (regiões mais ricas, pobres, menos habitadas, etc.).    
- Identificar os principais produtos agrícolas e rebanhos do país localizando-os.    
- Identificar os principais recursos minerais e aproveitamento dos mesmos.    
- Localizar os principais rios do país, reconhecendo sua importância (econômica, social, política ou histórica).    
- Reconhecer o clima predominante no país e os fatores que o modificam.    
- Localização das regiões.    
- Identificar a vegetação predominante de uma região para outra.    
- Reconhecer o tipo de relevo, principais serras e picos.    
- Linha do tempo sobre o Brasil Colônia / Império / República.    
- Compreender e descrever os processos de deslocamentos de populações para o território nacional – a expedição de Cabral.    
- Descrever e explicar o momento de chegada e formas de dominação dos portugueses no território nacional.    
- Analisar e compreender os motivos pelos quais a família real chegou ao Brasil.     
- Identificar as populações nativas locais (indígenas) seu modo de vida, fazendo um paralelo com os índios de hoje.    
- Desenvolver e explicar sobre o deslocamento de populações africanas, modos de vida, lutas, perdas, conquistas e contribuições para a cultura brasileira.    
- Relacionar os movimentos revolucionários ao Grito do Ipiranga e a Proclamação da República.      
- Identificar cidades que nasceram com função administrativa, religiosa, comercial como Recife, Porto Alegre, Ouro Preto, Diamantina, etc.    
- Identificar cidades brasileiras, seu crescimento ou estagnação, o que preservam como patrimônio histórico.    
- Compreender que cada um de nós faz a história.    
- Diferenciar comportamentos do passado e do presente, produtos de consumo do passado e do presente.    
- Analisar a diversidade econômica, social e produtiva do Brasil.    
- Diferenciar produtos e matéria-prima.    
- Reconhecer a influência dos imigrantes e indígenas para a formação do povo e da cultura brasileira.    
- As regiões e suas principais características do ponto de vista econômico, político, social e cultural (costumes, crenças, tradições, descendências das populações).    
ENSINO RELIGIOSO
BLOCOS TEMÁTICOS / CONTEÚDOS 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º BIM
Respeito com o trabalho em grupo    
Atitude de solidariedade e cooperação    
Aceitação do outro como ele é.    
Participação nas atividades trabalhadas    
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. CONHECIMENTO DE MUNDO
1.1 – MOVIMENTO
- Ampliar as possibilidades expressivas dos próprios movimentos utilizando gestos, ritmo, brincadeiras, danças, jogos, etc. 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
- Utilizar movimento de preensão, encaixe e manuseio de diversos materiais e objetos.    
- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos.    
1.2 – SEGMENTOS
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo.    
- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações e interpretações musicais.    
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam dança e/ou improvisação musical.    
- Desenvolver a memória musical.    
1.3 - PARTICIPAÇÃO    
Interesse e participação    
Esquema corporal e lateralidade    
Motricidade ampla e fina    
1.4 -  PERCEPÇÕES    
Orientações espacial e temporal    
Habilidades motoras    
Capacidade Física    
ARTES PLÁSTICAS
1- HABILIDADES 1º BIM 2º BIM 3º BIM 4º 
BIM
Uso da tesoura    
Pintura e desenho    
Expressividade e criatividade    
Colagem    
Coordenação motora    
Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Data Assinatura dos pais e /ou responsáveis
1º Bimestre  
2° Bimestre  
3° Bimestre  
4° Bimestre  
Turmalina, ________ de __________________________ de 2011.
____________________________________________                          _____________________________________________
            Professor(a) Regente                                                                                          Professor(a) de Educação Física
____________________________________________                          _____________________________________________
          Professor(a)  de Ensino Religioso                                                                                   Apoio Pedagógico
_____________________________________________
Coordenador (a)
 
 
 
Adorei este blog.E já estou seguindo. Também tenho um. Dê uma passadinha por lá:http://navegarproinfo.blogspot.com.br/
ResponderExcluir